Blog, Website

AS 8 ETAPAS DE UM WEBSITE

Criar um site ou blog pessoal para você ou para sua pequena empresa pode não ser tão fácil quanto parece mas sem dúvida é algo imprescindível para alavancar o alcance e turbinar os resultados no meio digital.

Existem diversas plataformas que oferecem “site grátis” ou algo do tipo “faça você mesmo em 5 minutos”, porém aqui vale aquela máxima de que o barato acaba sempre saindo mais caro. O ideal, obviamente, é contratar um desenvolvedor da Web ou uma agência especializada para fazer isso por você, isso evitará muitos transtornos e gastos imprevistos em um futuro próximo. Porém, quer faça você mesmo ou contrate um profissional para tal, será mais fácil entender essas etapas, que são uma parte importante do processo para criar o site de pequenas empresas.

Neste artigo, você conhecerá oito maneiras simples de como criar um site pessoal:

1 – Escolha um Servidor


Um bom servidor ou serviço de hospedagem é o primeiro passo, e um fator decisivo que definirá a performance e em partes segurança do seu site. Nele você obterá espaço necessário para que o site seja visualizado na Internet. Quando você obtém um plano de hospedagem na web, está emprestando um pouco de um dos computadores deles (ou um todo, às vezes).
A forma mais comum e mais barata de hospedagem na web é chamada de “hospedagem compartilhada” (a partir de R$ 20,00 / mês), que também é menos poderosa e vulnerável, mas é aceitável para o um site pessoal. Agora que você já preparou a hospedagem, procure o nome de domínio adequado.

2 – Registre um Domínio apropriado


Seu nome de domínio é sua identidade na web; representará você ou sua empresa por toda a vida. Mesmo se você estiver promovendo apenas uma empresa no momento, poderá adicionar outras no futuro.

👉 KISS (Keep It Simple Stupid) – Mantenha de forma estupidamente simples.

Mantenha seu nome curto e memorável. Lembre-se de que os 100.000 sites principais têm, em média, nove caracteres em seus nomes de domínio. Se o seu nome de domínio for longo e complexo, você corre o risco de digitar incorretamente ou digitar incorretamente. Siga o site Godaddy, domínio, bluehost para ajudá-lo a escolher o nome de domínio perfeito.

3 – Produza Conteúdo


Nesta fase, você precisa trabalhar no conteúdo relevante do site. Isso inclui conteúdo de texto e outros recursos visuais.
O conteúdo é o elemento mais importante de qualquer site. É o conteúdo que gera tráfego para o seu site e, se os mecanismos de pesquisa acharem seu conteúdo interessante, eles poderão adicionar seu site aos favoritos e continuar voltando. Se você está planejando um novo site de comércio eletrônico, também precisa trabalhar nas imagens dos produtos e na descrição deles.

4 – Crie uma Logo


Uma imagem vale mais que mil palavras! mesmo que você ache que um site pessoal não precisa de um. Apesar se haverem muitos sites que ajudam você a criar seu próprio logotipo, o mais recomendado é que deixe isso a encargo de um profissional da área, isso valorizará teu negócio e trará uma identidade visual coerente e mais personalizada. Você pode economizar seu dinheiro e procurar algum software de código aberto, o gimp ou o inkscape deve funcionar bem, mas só aconselhamos se realmente não conseguir arcar com os custos de um designer profissional.

5 – Design Criativo


Até agora, você realizou todo o trabalho de segundo plano para hospedagem de sites pessoais, registro de nomes de domínio, conteúdo relevante e criação de logotipo. Agora é hora de criar as páginas da web. Novamente aqui o ideal para essa etapa é procurar um desenvolvedor ou programador web profissional e passar para ele tudo que tem em mãos – informações, ideias, a identidade visual e o objetivo do site – blog, ecommerce, institucional. Contudo na falta de condições e no caso de você resolver fazer por si só, pode usar HTML simples ou alguma ferramenta de publicação na Web, como o popular Dreamweaver. Salve sua página inicial como index.html e tente adicionar algumas boas imagens em todas as páginas para atrair visitantes.
Se você é um cara curioso e gosta de explorar coisas novas, pode tentar usar alguma plataforma CMS como o WordPress, ele já te dá modelos prontos de sites e blogs. O WordPress CMS permite que você construa qualquer tipo de site que desejar: site de negócios, blog pessoal, portfólio, loja de comércio eletrônico, o céu é o limite!

6 – Publique seu Site


Animado? É hora de mover todas as suas páginas e imagens (ftp é o método comum) para a pasta raiz do seu serviço de hospedagem. Vá para o seu navegador e clique no seu nome de domínio, www.seudominio.com.br, e pronto. Você pode ver seu novo site pessoal ao vivo no navegador.

7 – Atualize Regularmente


Atualizar seu site pessoal e mantê-lo atualizado é muito importante para manter os visitantes regulares envolvidos e continuar acessando seu site. Compartilhe novos artigos e histórias, imagens com eles com frequência para mantê-los voltando. Também o ajudará a melhorar seu SEO.

8 – Comece uma Campanha


Então, você atualizou o site com novas informações e histórias, como o visitante saberá? Bem, essa é a principal razão pela qual você precisa promover seu site. Tente conectar seu site à maioria dos sites de mídia social como Facebook, Twitter e assim por diante. Envie e-mails ou boletins semanais para seus amigos e visitantes com as atualizações mais recentes. Certifique-se de incorporar um formulário de inscrição em qualquer página do seu site para coletar o registro de visitantes para atividades de marketing.

Conclusão

Ter ou criar você mesmo um website não é nenhum bicho de 7 cabeças, porém reque alguns cuidados básicos. Fiquei atento a alguns processos de segurança, no caso do WordPress nós publicamos aqui também algumas DICAS DE SEGURANÇA NO WORDPRESS e de alguns PLUGINS DE SEGURANÇA que irão te ajudar a manter a plataforma mais robusta e menos vulnerável a ataques hackers. Vale sempre a máxima que não existe site 100% seguro, mas você pode torná-lo menos vulnerável.

Na dúvida, ou mesmo na dificuldade de construir seu projeto, conte com uma equipe experiente e confiável, solicite agora mesmo um projeto sem compromisso com um de nossos analistas PERIQUITO. 😎🦜
Previous Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply