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UTILIZANDO O WHATSAPP MARKETING

Dicas Profissionais Testadas em Campanhas de Sucesso

Antes de mais nada quero garantir que o que você lerá em seguida será um conteúdo prático, e com experiências comprovadas (nada de embromação ou coisas apenas teóricas). Então, que você usa o WhatsApp já sabemos (mais de 96% dos usuários de smartphones utilizam esse aplicativo), mas, será que você tem aproveitado suas potencialidades nos negócios? Abaixo algumas dicas para usar com eficiência o WhatsApp Marketing. Então vamos lá!

VOCÊ SABE MESMO O QUE É O WHATSAPP?

Dependendo do uso que você dá ao aplicativo, ele pode ter uma função distinta. Independente de qual versão do aplicativo você vai usar (se é a normal ou a business), para o mundo dos negócios ele torna-se um Canal de Atendimento Ao Cliente. Preste atenção porque nisso consiste o maior segredo do uso do WhatsApp Marketing, se você quer utilizar o aplicativo com mais eficiência em seus negócios, encare-o como uma ferramenta profissional de atendimento ao cliente.
Essa dica de ouro traz algumas implicações muito sérias. A primeira delas é que, obviamente, você deve prestar um atendimento de qualidade aos seus clientes. Isso pode parecer algo muito elementar, mas, algumas campanhas de WhatsApp Marketing que fizemos não tiveram o resultado pretendido, porque houve uma falha no atendimento. O que queremos dizer é que, você deve estar consciente de que o sucesso das vendas, ou fechamento de novos negócios, depende muito mais do atendimento que será prestado durante e após as ações no WhatsApp. Dessa forma, o WhatsApp Marketing feito corretamente irá trazer o cliente até você, mas, o que fazer quando o cliente chega, já tem a ver com o atendimento.

ONDE ESTÁ O CLIENTE?

A segunda coisa importantíssima no uso do WhatsApp Marketing é a organização da base de dados. Os dados dos seus clientes e contatos estão devidamente organizados na agenda do seu celular? Caso você utilize uma plataforma, já organizou os dados lá também?

Uma das questões que envolve o WhatsApp Marketing é que muitos empresários querem usar o aplicativo para mandar mensagens a desconhecidos, ou a uma lista comprada, ou seja, o famoso spam. Pode parecer maravilhosa e atrativa a ideia de mandar a sua mensagem para todas as pessoas que utilizam o aplicativo na sua região – e isso é possível – mas, atenção! Essa pode ser a pior coisa que você fará com o WhatsApp. Por dois motivos principais – primeiro, é contra as regras do WhatsApp; e a empresa irá puni-lo com um grande banimento ou até exclusão permanente da sua conta. Em segundo lugar, ao invés de atrair as pessoas para o seu negócio, essa péssima ideia terá justamente o efeito oposto.

Então, como atrair novos clientes para o meu WhatsApp? Uma boa forma para atrair novos leads é a gestão do marketing digital com esse foco. Entretanto, o importante é que você saiba organizar e categorizar satisfatoriamente os seus contatos atuais, assim, os novos que chegarem já serão inseridos de forma correta. E utilize a opção listas de transmissão dentro do WhatsApp (esse é o famoso “pulo do gato”).

PLANEJE O QUE VOCÊ VAI ENVIAR NO WHATSAPP

Pode parecer algo complicado, mas, não é tanto assim. Quanto mais você conseguir planejar as suas ações, melhores resultados você terá pelo WhatsApp. A questão é simplesmente a seguinte: se você mandar todos os dias a mesma coisa, de manhã a tarde e à noite, para os seus contatos, possivelmente, em pouco tempo eles começarão a lhe bloquear. Ficar mandando apenas “bom-dia!” também não é algo muito atrativo.

Então, planeje os seus envios! Pense no que poderá ser enviado em cada dia da semana. E se possível, mais de uma vez ao dia, caso tenha conteúdo para isso. Tente não ser repetitivo, nem chato. Faça esse Canal de Atendimento valer a pena. Coloque-se no lugar da outra pessoa, e pergunte-se: isso que vou enviar, acharia legal se eu recebesse de alguém?
Uma campanha de WhatsApp Marketing geralmente deve ter um envio alternado de dias, ou seja, dia sim, dia não, durante uma semana. E se tiver uma variação melhor ainda. Por exemplo, numa campanha de sucesso com um cliente na área de moda, enviamos um box informativo em um dia, dois dias depois a imagem do produto, dois dias depois um micro-vídeo, dois dias depois o primeiro box novamente. Na semana seguinte foi uma variação com chamadas diferentes. Nos intervalos foram outras interações. Apesar que existe um profissional qualificado para fazer os planejamentos de campanhas na agência, você pode e deve planejar os seus envios também.

ENVIE CONTEÚDO BEM-FEITO E RELEVANTE

Essa dica é muito preciosa também. Claro! Não adianta todo o esforço anterior, se o que você irá comunicar não for algo atrativo e relevante. Pense no que será comunicado. Seja uma mensagem escrita, imagem ou vídeo, deve ser bem-feito. A frase que você vai escrever, como irá dizer, e a forma como apresentará, são fundamentais. Se usará ou não emoctions, se terá uma imagem, tudo importa. E atenção, o conteúdo relevante para um público, pode ser irrelevante para outro. Ou seja, conheça o seu público, saiba para quem você está enviando aquela mensagem.
Imagens, banners, box, vídeos, devem ser feitos por um profissional. Esse é um momento muito sério e importante. Sua marca será avaliada pelo conteúdo que você envia. E antes de enviar para um grupo ou lista de transmissão, mostre para uma ou duas pessoas e peça opinião. A agência possui os profissionais de design que dão um colorido todo especial à sua mensagem. Uma campanha bem-feita pode custar menos do que você imagina e ter resultados muito melhores.

FIQUE ATENTO PARA INTERAGIR

O grande momento chegou, você disparou aquela mensagem bonitona para mais de cinquenta listas de transmissão. E agora? O normal é que as pessoas comecem a interagir. Elas responderão com comentários, perguntas e assuntos diversos. Em alguns casos, aquela mensagem serviu apenas para lembrar o cliente que você existe e ele responderá perguntando algo que não tem nada a ver com o que você enviou. Tudo bem! Responda com clareza e atenção. Em alguns casos o volume de respostas aos envios é gigantesco. Nessas campanhas com muita interação, aconselhamos duas pessoas ficarem respondendo aos contatos. Uma abre o aplicativo no computador e outra fica no celular.

Essa etapa é muito importante, pois, você pode perder um cliente por não responder a tempo. Vamos supor que você me envia um anúncio de um produto novo que chegou em seu estoque. E é justamente o que eu estava procurando. Então, respondo ao seu envio perguntando se tem a possibilidade da compra ser efetuada pelo cartão de crédito. Só que não recebo resposta nenhuma. Nesse momento, vou a outra loja atrás do produto, e compro ele. Dois dias depois você me responde que sim, só que aí já é tarde. O cliente não pode ficar “no vácuo”, ou seja, sem resposta. Lembra da questão do Canal de Atendimento? O cliente deve ser atendido, e se preciso for, até ligue afim de sanar a dúvida dele.

E se ninguém interagir? Não entre em pânico, isso pode acontecer também. O bom do WhatsApp é que pelo menos tem como você saber se foi visto, se a mensagem foi entregue e visualizada. A falta de interação pode se dar por vários motivos. O principal deles pode ser que o conteúdo não foi relevante o suficiente para gerar uma interação. Isso acontece muito com listas de telefones “compradas”, ou envios sem prévia autorização do cliente. Faça uma reflexão sobre os possíveis motivos, faça os acertos e tente novamente.

CONCLUSÃO

Há muito mais a ser dito sobre o WhatsApp marketing, e vamos postar novas matérias sobre o assunto (Estamos elaborando um ebook com outras dicas e muitos detalhes sobre o assunto). Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários, ou entre em contato conosco! Lembre-se de seguir nossos perfis nas redes sociais para estar atento às novidades.

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