Blog

Plugins de Segurança para WordPress

WordPress é hoje sem dúvida a plataforma CMS mais popular atualmente em operação e é muito mais seguro do que a maioria. No entanto, existem coisas que podemos fazer para melhorá-lo e torná-lo mais seguro. Os cibercriminosos estão se tornando mais avançados, por isso, é vital manter dois passos à frente deles. Os plugins de segurança, gratuitos ou pagos, podem fazer maravilhas se você escolher o correto mas antes de começarmos a instalar e configurá-los, vamos criar uma analogia para demonstrar a importância de ter uma instalação mais segura.

Suponha que você resolva investir seu capital em um carro novo, ou até mesmo em um imóvel. Essa nova aquisição exigirá um gasto considerável – que foge aos do seu dia-a-dia. Em seguida, vem os pagamentos com licenciamento e impostos – que também serão gastos altos que sairão do seu bolso, aumentando consideravelmente o custo do bem adquirido.

Tendo em vista um custo de tão alto valor, você não gostaria de protegê-lo da melhor maneira possível? Obviamente que sim e é por isso que você compra um seguro, um sistema de alarme e até mesmo câmeras de monitoramento. Toda essa segurança destina-se a proteger o investimento inicial, juntamente com o potencial para esse investimento no futuro.

O mesmo acontece nos dias de hoje com a propriedade digital, os sites podem literalmente ser tão valiosos quanto a propriedade e o mercado imobiliário. Então, manter a sua segurança é vital.

==>> Você deve agir da mesma maneira quando se trata do seu site WordPress.

Criar um blog, ecommerce, uma aplicação web, sistema ou mesmo um hotsite institucional exige um investimento inicial para itens de serviços e produtos como hospedagem, temas, plug-ins e serviços com o desenvolvimento e a otimização do projeto. E Isso não inclui ainda nenhum tipo de suporte ou ajuda que você precise contratar, como representantes de atendimento ao cliente ou vendedores.

Este investimento inicial é suficiente para proteger seu site no início. Mas o mais importante é garantir que você não se esqueça de proteger o dinheiro potencial que fará no futuro.

Por padrão, o núcleo do WordPress possui algumas medidas de segurança, mas não é nada comparado ao que um plugin de segurança respeitável faz por você. Por exemplo, os principais plug-ins de segurança do WordPress fornecem o seguinte:

  • Monitoramento ativo de segurança
  • Digitalização de arquivos
  • Verificação de malware
  • Monitoramento de lista negra
  • Endurecimento de segurança
  • Ações pós-hack
  • Firewalls
  • Proteção contra ataque de força bruta
  • Notificações para quando uma ameaça de segurança é detectada
  • Muito mais

Backup e Scanning

Como foi dito aqui mesmo no post sobre DICAS DE SEGURANÇA NO WORDPRESS um procedimento padrão e primordial para a segurança começa pelo BACKUP e pelo SCAN. Recomendamos agendar um backup no mínimo uma vez por semana; porém, de acordo com o volume do conteúdo que estiver sendo adicionado, pode ser que seja necessário aumentar ou diminuir a frequência. Não é preciso nem dizer que um backup diário é sempre a melhor opção!

Após os backups, a próxima coisa que precisamos fazer é configurar um sistema de auditoria e monitoramento que rastreie tudo o que acontece no seu site. Fazer scanning ou monitorar sua aplicação é essencial para saber se você sofreu ataques. Isso inclui monitoramento de integridade de arquivos, tentativas de login com falha, verificação de malware etc. Se algum dia a sua aplicação sofrer um hacking, é importante saber de imediato para que você possa cuidar do problema imediatamente.

Felizmente, tudo isso pode ser feito com um plugin gratuito de segurança do WordPress e o primeiro da nossa lista, o Scanner Sucuri.

1. Sucuri Security

O Sucuri nã só irá encontrar malwares e alertá-lo caso sua aplicação tenha sido infectada como também a limpará para você. Tony Perez, COO do Sucuri, também já foi fuzileiro naval dos Estados Unidos e é mestre em artes marciais; sendo assim, por que não ter o Sucuri para cobrir a sua retaguarda?
O plugin Sucuri Security oferece versões gratuitas e pagas, mas a maioria dos sites deve estar bem com o plugin gratuito. Por exemplo, o firewall do site exige que você pague por um plano da Sucuri, mas nem todo webmaster acha que precisa desse tipo de segurança.

Quanto aos recursos gratuitos, o plug-in vem com auditoria de atividades de segurança para ver o quão bem o plug-in está protegendo seu site. Possui monitoramento integrado de arquivos, monitoramento de lista negra, notificações de segurança e proteção de segurança. Os planos premium abrem canais de atendimento ao cliente e varreduras mais frequentes. Por exemplo, você pode querer que uma verificação seja concluída a cada 12 horas. Por isso, você pagaria cerca de US $ 17 por mês.

Melhores recursos da segurança da Sucuri

  • Oferece várias variações de certificados SSL. Você precisa pagar por isso, mas ele está disponível nos pacotes.
  • O serviço ao cliente está disponível na forma de bate-papo instantâneo e e-mail.
  • Você recebe notificações instantâneas quando algo está errado com o seu site.
  • A proteção avançada contra DDoS está disponível em alguns planos.
  • Se você não quiser pagar nada, ainda receberá ferramentas valiosas para monitoramento de lista negra, verificação de malware, monitoramento de integridade de arquivos e proteção de segurança

2. Jetpack

A maioria das pessoas que usa o WordPress está familiarizada com o Jetpack, e é principalmente porque o plug-in tem muitos recursos, mas também porque o plug-in é feito pelas pessoas do WordPress.com. O Jetpack é desenvolvido com módulos para fortalecer sua mídia social, velocidade do site e proteção contra spam. Existem muitos recursos no Jetpack que definitivamente valem a pena explorar.

Algumas ferramentas de segurança também estão incluídas no Jetpack, tornando-o um plugin atraente para quem deseja economizar dinheiro e confiar em uma solução confiável. Por exemplo, o módulo Protect é gratuito e bloqueia a atividade suspeita. A proteção contra ataques de força bruta e a lista de permissões também são suportadas pela funcionalidade básica de segurança da Jetpack.

Melhores recursos do Jetpack

  • O plano gratuito oferece uma quantidade razoável de segurança para um site pequeno, depois você pode fazer upgrade para os planos premium com preços razoáveis ​​e obter suporte completo e um plug-in que é um dos melhores do mercado.
  • Os planos premium transformam o plug-in em mais de um conjunto, com benefícios como backups, proteção contra spam e verificação de segurança.
  • As atualizações de plug-ins são gerenciadas inteiramente por meio do Jetpack.
  • Você também obtém monitoramento de tempo de inatividade.
  • O Jetpack também é um plugin que elimina a necessidade de outros plugins. Por exemplo, ele possui recursos para e-mail marketing, mídia social, personalização de sites e otimização.

3. VaultPress

É importante não esquecer o VaultPress, pois ele funciona de maneira semelhante ao plug-in Sucuri Scanner. Porém diferentemente do Sucuri você precisa pagar para obter qualquer tipo de proteção, mas os planos começam em apenas US $ 39 por ano, tornando-se um dos plugins de segurança premium mais acessíveis. O site afirma que este plano é mais para pequenas empresas e blogueiros, mas você também tem a opção de atualizar para um plano mais poderoso para US $ 99 por ano ou US $ 299 por ano.

O VaultPress oferece aos usuários a oportunidade de ter o backup de todo o conteúdo de seu site feito em tempo real em servidores na nuvem. Os backups diários e em tempo real são o pão com manteiga da operação, com uma bela exibição de calendário para especificar quando você deseja concluir seus backups. A melhor parte do VaultPress em relação aos backups é que eles são incrementais. Isso é ótimo para o desempenho. Após ter sido instalado esse plugin irá detectar automaticamente qualquer alteração no conteúdo do seu site bem como em suas configurações e irá atualizar a cópia de backup com essas alterações. Você pode concluir as restaurações do site com apenas um clique rápido do mouse. Além disso, os arquivos de restauração são registrados no painel, e vários deles são armazenados para que você possa escolher qual deles deseja.

As principais ferramentas de segurança monitoram atividades suspeitas em seu site, com guias para visualizar seu histórico e ver quais ameaças foram tratadas ou ignoradas. Você também pode verificar as estatísticas e gerenciar todos os detalhes de segurança a partir da conveniência de um painel limpo.

Melhores recursos do VaultPress

  • O preço é melhor do que a maioria dos outros plugins premium de segurança do WordPress.
  • O painel parece limpo e fácil de entender para todos os usuários.
  • Você pode fazer backups manuais ou em tempo real usando um calendário.
  • A guia Estatísticas revela informações sobre os horários de visita mais populares em seu site, além de mostrar quais ameaças ocorreram durante esses períodos.
  • Você pode entrar em contato com os especialistas da VaultPress para ajudá-lo com tarefas como restaurações e backups de sites.

4. All In One WP Security & Firewall

O All in One WP Security & Firewall é um plug-in de segurança e firewall completo e fácil de usar para o seu site. O WordPress em si é uma plataforma muito segura, entretanto, não seria nada ruim adicionar mais segurança e um firewall ao seu site usando um plug-in de segurança que impõe muitas boas práticas de segurança.

O plugin All In One do WordPress Security levará a segurança do seu site a um nível totalmente novo. Como um dos plug-ins de segurança gratuitos mais completos, o All In One WP Security & Firewall fornece uma interface fácil e um suporte decente ao cliente, sem quaisquer planos premium. Esse é um plug-in de segurança altamente visual com gráficos e medidores para explicar às métricas de iniciantes como a segurança e o que precisa ser feito para tornar seu site mais forte. Este plugin é projetado e escrito por especialistas e é fácil de usar e entender. Ele reduz o risco de segurança, verificando vulnerabilidades e implementando e impondo as práticas e técnicas de segurança recomendadas pelo WordPress mais recentes.

Melhores recursos do All In One WP Security & Firewall

  • O plugin de segurança do WordPress tem uma ferramenta de lista negra onde você pode definir certos requisitos para bloquear um usuário.
  • Você pode fazer backup dos arquivos .htaccess e .wp-config. Há também uma ferramenta para restaurá-los se algo der errado.
  • O plug-in mostra um gráfico para especificar a intensidade do seu site e um gráfico que designa pontos para determinadas áreas do seu site.
  • É um dos melhores recursos para o usuário médio visualizar o que está acontecendo com a segurança de um site.
  • O plugin é gratuito sem qualquer venda posterior ao longo do caminho.

5. Limit Login Attempts

Por padrão, o WordPress permite que os usuários tentem fazer o login quantas vezes quiserem. Isso deixa o seu site WordPress vulnerável a ataques de força bruta. Os hackers tentam quebrar senhas tentando fazer login com combinações diferentes.

Isso pode ser facilmente corrigido, limitando as tentativas de login com falha que um usuário pode fazer. Esse plugin limita esse número de tentativas. Se alguém tentar fazer login X vezes e falhar em todas elas, essa pessoa será bloqueada e não poderá fazer login novamente por um determinado intervalo de tempo.

CONCLUSÃO

O crescimento de ataques maliciosos em sites é motivo de preocupação para todos os donos de sites tomarem as medidas adequadas contra as ameaças que podem enfrentar no futuro, o que pode afetar e comprometer seu blog, site ou aplicação. Para os usuários sem muito conhecimento avançado de programação e hardening, os plugins são a melhor maneira de proteger seu site. A maioria deles é gratuita, facilmente utilizável e segura.

O conteúdo do seu site é resultado do seu trabalho árduo e das pessoas que trabalham com você. É óbvio que é triste vê-lo cair no ralo em questão de minutos.

Uma abordagem proativa nesse cenário é a opção mais inteligente e a primeira etapa é instalar um plug-in de segurança do WordPress. Os plugins mencionados neste artigo garantem a proteção do seu site contra todos os tipos de malware e ataques – você não estará blindado e à prova de balas, mas certamente dificultará muito a vida daqueles mal-intencionados e evitará que robozinhos que vasculham aplicações WordPress encontrem brechas que possam facilitar a invasão. Uma abordagem proativa nesse cenário é a opção mais inteligente e vale a máxima de realizar sempre backups e atualizar sua plataforma de quando em quando.

Dúvidas ou comentários? Tem algo a acrescentar? Deixe um comentário abaixo para nós e se precisar realizar alguma auditoria ou fortalecer sua aplicação, conte com nossos consultores e desenvolvedores. =]

Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply