Somos expostos diariamente por cerca de 6 mil mensagens publicitárias como banners na internet, cartazes, comerciais de TV, entre outros. Com tanta concorrência é necessário se desdobrar com técnicas criativas para conquistar o consumidor. Uma técnica muito utilizada é o neuromarketing, no qual trata-se da ciência que estuda as reações do cérebro diante de determinados estímulos.
Diversos estudos comprovam a eficiência das técnicas do neuromarketing para persuadir o cliente, entre elas estão o marketing de conteúdo, marketing sensorial, imagens subliminares, entre outras artimanhas que a publicidade utiliza para provocar a percepção, motivação e emoção no consumidor influenciando-lhes na decisão de compra.
Martin Lindstrom especialista no comportamento neurológico do consumidor, revela que as reações sonoras publicitárias como gargalhada de bebê, celular vibrando e caixa eletrônico dispensando dinheiro ativam o cérebro mais rápido e supostamente seria mais eficiente.
Dentre os estudos feitos, pesquisadores norte americanos convocaram voluntários para consumir refrigerantes concorrentes em copos brancos. Monitorando o cérebro por ressonância magnética, a atividade concentrou-se na percepção de sabores, e sem saber o qual estavam tomando 50% deu preferência para cada marca. Em outro teste de refrigerantes, sabendo o qual estavam tomando, 75% deu preferência para a marca mais famosa, nesse a atividade cerebral concentrou-se na associação das emoções, ou seja, as marcas afetam às preferências do consumidor.
Em um outro estudo feito pela Universidade de Cornell (EUA) mostrou que as pessoas consumiam mais nos restaurantes quando os preços eram identificados apenas com o numeral, sem o símbolo que caracteriza a moeda – por exemplo, 28 reais, no lugar de R$ 28,00, conclui-se que o símbolo desencadeia a dor do pagamento no cliente.
Outra pesquisa interessante são as mensagens subliminares nos versos de maço de cigarro para desestimular o uso de quem fuma. Porém, para os fumantes tem o efeito inverso, pois ativam a região do cérebro associada ao prazer e responsável pela vontade de fumar.
Na internet há também um grande público ativo diariamente, o que torna essencial utilizar as técnicas de neuromarketing. Com o objetivo de atrair clientes pelo google, blogs e redes sociais através de conteúdos relevantes e imagens atrativas que desencadeiem emoções e promovem uma boa aceitação e fidelização da marca.
Fonte: extraído
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