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Conquiste o consumidor com técnicas do neuromarketing

Somos expostos diariamente por cerca de 6 mil mensagens publicitárias como banners na internet, cartazes, comerciais de TV, entre outros. Com tanta concorrência é necessário se desdobrar com técnicas criativas para conquistar o consumidor.  Uma técnica muito utilizada é o neuromarketing, no qual trata-se da ciência que estuda as reações do cérebro diante de determinados estímulos.

Diversos estudos comprovam a eficiência das técnicas do neuromarketing para persuadir o cliente, entre elas estão o marketing de conteúdo, marketing sensorial, imagens subliminares, entre outras artimanhas que a publicidade utiliza para provocar a percepção, motivação e emoção no consumidor influenciando-lhes na decisão de compra.

Martin Lindstrom especialista no comportamento neurológico do consumidor, revela que as reações sonoras publicitárias como gargalhada de bebê, celular vibrando e caixa eletrônico dispensando dinheiro ativam o cérebro mais rápido e supostamente seria mais eficiente.

Dentre os estudos feitos, pesquisadores norte americanos convocaram voluntários para consumir refrigerantes concorrentes em copos brancos. Monitorando o cérebro por ressonância magnética, a atividade concentrou-se na percepção de sabores, e sem saber o qual estavam tomando 50% deu preferência para cada marca. Em outro teste de refrigerantes, sabendo o qual estavam tomando, 75% deu preferência para a marca mais famosa, nesse a atividade cerebral concentrou-se na associação das emoções, ou seja, as marcas afetam às preferências do consumidor.

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Em um outro estudo feito pela Universidade de Cornell (EUA) mostrou que as pessoas consumiam mais nos restaurantes quando os preços eram identificados apenas com o numeral, sem o símbolo que caracteriza a moeda – por exemplo, 28 reais, no lugar de R$ 28,00, conclui-se que o símbolo desencadeia a dor do pagamento no cliente.

Outra pesquisa interessante são as mensagens subliminares nos versos de maço de cigarro para desestimular o uso de quem fuma. Porém, para os fumantes tem o efeito inverso, pois ativam a região do cérebro associada ao prazer e responsável pela vontade de fumar.

Na internet  há também um grande público ativo diariamente, o que torna essencial utilizar as técnicas de neuromarketing. Com o objetivo de atrair clientes pelo google, blogs e redes sociais através de conteúdos relevantes e imagens atrativas que desencadeiem emoções e promovem uma boa aceitação e fidelização da marca.

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Fonte: extraído

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